20060604

MAGNA TEMPESTA - (grande tempestade)


Porque a Beleza te escolheu para se representar?
Porque o Belo te elegeu para se mostrar?
E eu; eu porque não ganho coragem para ocupar a teu lado um lugar?
Perguntava-me assim enquanto sonhava: estavas linda, reluzente por entre as buganvílias e as magnólias do jardim, flutuavas sobre a relva e o ambiente inundavas com o teu aroma suave de rosa fresca acabada de colher…

Segui-te, espionei-te sempre de longe, de longe para não perturbar a tua calma. Ali, encostado a um cipreste vi a lua roer-se de inveja do teu resplandecente brilho naquela noite, ali, vi-me morrer de inveja do champanhe que borbulhado te beijava os lábios e acordei… Só como sempre fui a te ao mar, o meu olhar tentou ultrapassar o horizonte, peguei numa nuvem e com as mãos, ali sobre um penedo, moldei um navio.

Coloquei o meu sonho no navio, e o navio sobre o oceano. Depois volvi o mar com as mãos, para o meu sonho naufragar…

O vento que vem vindo de longe vai chicoteando-me a cara, e a noite curvando-se de frio envolve-me no seu amorfo e reluzente manto. Debaixo das águas vai morrendo o meu sonho, vai morrendo dentro do navio… Chorarei quanto for preciso, para fazer com que as aguas aumentem e se revoltem e o meu navio chegue ao fundo e o meu sonho… o meu sonho desapareça…

Talvez, um dia quando vaguear pela praia de areia lisa e aguas calmas, com os meus olhos secos e as mãos quebradas pelo vento, quem sabe… quem sabe se não encontrarei destroços do meu navio…

4 comentários:

Mikael disse...

Que belo texto...
Excelente do inicio ao fim. Parabéns!!!

Abraço

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Num texto que revela vários dos atributos precendentes- aotribuídos aos - e a fazer lembrar a importância que, eventualmente , a poesia de Eugénio, Sophia ou Torga têm -ou não...sendo essa questão agora secundária - O nosso poeta faz agora uma incursão num campo mais pessoas em que declaradamente há uma relação estreita entre um " eu " e um " tu "...Leia o texto e verifiquem como se sentem depois de o ler...Pois é..isto é poesia...!